Porto Alegre, quinta, 10 de outubro de 2024
img

O Centro Histórico de Porto Alegre que a cidade deseja; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Formação da cidade está ligada ao Guaíba e à atividade portuária MARCELO G. RIBEIRO/ARQUIVO/JC

 

 

O Centro Histórico – nome do bairro que não fica no centro geográfico e sim numa península à margem do Guaíba – acompanha Porto Alegre desde a sua formação, antes mesmo de se tornar cidade. Ou seja, é habitado há mais tempo do que os oficiais 249 anos que a cidade vai completar na próxima sexta-feira. Neste ponto da cidade, as primeiras moradias foram instaladas e se desenvolveram o comércio e a indústria.
Hoje sede administrativa dos governos municipal e estadual, o Centro Histórico de Porto Alegre está no radar do prefeito Sebastião Melo para receber intervenções com foco na sua revitalização. O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, é o encarregado de conduzir os trabalhos, o que garante que fará em parceria com a comunidade e com a iniciativa privada.

“A abordagem será ampla, integral e transversal a todas as áreas do governo que tenham interface com o Centro”, explica Schirmer, citando como exemplos a mobilidade urbana, a segurança, o desenvolvimento econômico, mobiliário urbano, limpeza e manutenção de áreas públicas. A partir do levantamento dessas demandas é que se definirão as metas de atendimento.

Leia mais no Jornal do Comércio