O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), interligou adutoras na rua dos Carijós, esquina da Praça Moema, na Zona Sul, na manhã desta quinta-feira, 25. A ação faz parte da obra de substituição da rede de recalque da Estação de Bombeamento (Ebat) Balneários – Reservatório Praça Moema, que começou em janeiro e beneficia 18.490 moradores dos bairros Espírito Santo, Guarujá e Serraria. O ganho maior será para a comunidade da Vila dos Sargentos, na Serraria, onde a água demora mais a retornar após os consertos, porque o local fica na ponta do sistema de abastecimento.
Além do entorno da Praça Moema (103 metros), a rede passa pela rua Tapes (82 metros) e pela rua dos Charruas (62 metros). No total, foram renovados 247 metros de redes, com a troca do fibrocimento e do ferro dúctil por polietileno de alta densidade (PEAD), um material mais flexível e resistente a rompimentos. O investimento é de R$ 322.526,55 mil, em recursos próprios do Dmae. “Estamos trabalhando na otimização dos serviços e redução de danos a médio e longo prazos, para diminuir as interrupções no abastecimento de água por problemas estruturais nas redes”, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, que acompanhou a obra na manhã desta quinta-feira, 25.
A última etapa está prevista para o dia 6 de abril, quando ocorrerá a interligação na parte do reservatório Balneários. “Essa rede era do ano de 1973. Com a substituição do ferro pelo PEAD, a diminuição dos vazamentos será um ganho, além de o material ser inerte com a água, evitando o gosto de ferro que surge eventualmente com o passar do tempo”, explica a engenheira responsável pela obra, Carla Leão.
Normalização do abastecimento – Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que retorna quase instantaneamente. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das estações de bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar a operação – caso contrário, os motores queimam.
Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e às pontas da canalização. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.
Aspecto da água – A água poderá retornar turva ou não transparente, devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.
Informações do Dmae:
Telefone: 156, opção 2
Site: www.dmae.rs.gov.br
Aplicativo: #EUFAÇOPOA
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
WhatsApp: (51) 99332-8170