Porto Alegre, quinta, 10 de outubro de 2024
img

Fila de espera para comprar automóvel chega a até 4 meses; O globo

Detalhes Notícia
Paralisação de montadoras diante da escalada da pandemia pode agravar problema. Nas revendedoras, já faltam modelos populares e lançamentos, e preço sobe. Veículos ficaram aproximadamente 30% mais caros desde o ano passado. Insumos tiveram forte aumento Foto: Nilton Cardin

 

 

A paralisação de cerca de dez dias nas linhas de produção de automóveis e caminhões pode ampliar a falta de veículos no país. As filas para a compra de alguns modelos já chegam a quatro meses, um problema que teve origem na suspensão das linhas de produção entre abril e junho do ano passado e que ganhou fôlego com a escassez de chips e peças este ano.

Já faltam modelos populares e lançamentos nos revendedores, e os preços ficaram mais altos. Ao menos dez fabricantes de automóveis anunciaram que vão suspender atividades diante da escalada da pandemia. Ontem, GM e Honda informaram que vão interromper temporariamente os trabalhos. Toyota, Renault, Volkswagen Caminhões, Volkswagen veículos, Scania, Volvo, Mercedes Benz e Nissan farão o mesmo.

Segundo Paulo Miguel Junior, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Ablas), as locadoras estão recebendo em março modelos encomendados em novembro do ano passado. Com a nova onda de paralisações, a previsão de entrega de ao menos cem mil veículos, encomendados em dezembro, foi adiada do primeiro para o segundo trimestre:

— As montadoras não estão entregando tudo de uma vez. Entregam aos poucos.

Leia mais em O Globo