Porto Alegre, quinta, 10 de outubro de 2024
img

Orçamento 2021: TCU deve alertar Bolsonaro de risco de crime fiscal se não houver vetos ao projeto; O Globo

Detalhes Notícia
Proposta aprovada pelo Congresso pode comprometer a retomada da economia, o emprego e levar ao 'shutdown', dizem especialistas. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, se mostra aberto a renegociar itens do projeto do Orçamento aprovado pelo Congresso, embora afirme não haver ilegalidade na proposta Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

 

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) deve aprovar um parecer para alertar o presidente Jair Bolsonaro sobre crime de responsabilidade fiscal, caso ele sancione o projeto de Orçamento para 2021 tal como foi aprovado pelo Congresso. O ideal seria vetar trechos do texto. Segundo um integrante da Corte, os parlamentares têm inviolabilidade no discurso e no voto e, por isso, podem aprovar uma peça orçamentária irreal. Contudo, o chefe do Executivo precisa zelar pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, sendo assim, ele terá de avaliar o texto aprovado à luz desse fato para não ser acusado de crime fiscal.

Um grupo de deputados, que já enviou uma carta alertando o presidente sobre o nó fiscal do Orçamento, prepara-se para acionar o TCU.

— Estamos estudando essa matéria para poder recorrer ao TCU e aprofundar os dados do Orçamento. Estou esperando o retorno dos técnicos para podermos fazer uma representação — explicou o deputado Vinicius Poit (SP), líder do Novo.

O recurso dos parlamentares deve ser avaliado no TCU pela Secretaria de Macroavaliação Governamental, que julga as contas do presidente da República. Foi este órgão técnico que baseou a condenação da gestão Dilma Rousseff pelas chamadas pedaladas fiscais. Esse parecer técnico deve dar sustentação à decisão a ser tomadas pelos ministros no plenário da Corte.

Leia mais em O Globo