A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) iniciou a construção do primeiro ramal de distribuição canalizada em Gramado. A obra faz parte do projeto de expansão para ampliar a oferta e o consumo de gás natural na região das Hortênsias. Em 2021, serão investidos R$ 1,7 milhão na implantação de 5,5 quilômetros de rede na cidade, com dutos em polietileno de alta densidade (Pead).
Diretor-presidente da empresa, Carlos Camargo de Colón explica que a negociação está sendo feita com clientes de diversos segmentos, como indústrias, postos de combustíveis, hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros. Também adianta que a ideia é estender, futuramente, a rede para Canela, onde a companhia já atende a uma indústria de biscoitos por meio do transporte rodoviário de gás natural na forma comprimida.
Sulgás Gramado 2a
Dutos em polietileno de alta densidade são utilizados na implantação da rede – Foto: Divulgação Sulgás
“Queremos levar desenvolvimento sustentável para esse importante polo turístico do Brasil, por meio da oferta de um energético seguro, eficiente e ambientalmente favorável”, acrescenta.
O gás natural deverá estar disponível aos clientes a partir de 2022, quando for concluída a interligação da rede em aço entre Três Coroas e Gramado.
• Segmentos que podem ser beneficiados
Veicular, Industrial, Comercial e de serviços e residencial.
• Aplicações do gás natural
Combustível para veículos, cocção, aquecimento de água e de ambientes, geração de energia, cogeração, climatização.
• Para mais informações e outras aplicações, consulte www.sulgas.rs.gov.br