Inspirada em um crime que ocorreu em fins do século XIX, muitas versões sobre a lenda da Maria Degolada circulam por Porto Alegre. Essa história ganhou novos contornos e narrativas ao longo dos anos e será o tema de live promovida pelo CHC Santa Casa, dia 06/04, às 19h, quando serão abordados os fatos históricos do trágico dia 12 de novembro de 1899 e percursos dos envolvidos, além de obras literárias que deram origem as mais variadas versões do fato. Participam do bate-papo as historiadoras Carine Trindade e Débora Salvi.
Carine Trindade: formada em História pela UFRGS, é assistente técnica no Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul desde 2009. Desenvolve pesquisas, principalmente, nas linhas Judiciário e Relações de Poder e Judiciário e Sociedade, com foco em processos judiciais de repercussão.
Débora Salvi: mestre e licenciada em História pela UFRGS e, atualmente, é bacharelanda no mesmo campo e instituição. Para além da vida acadêmica, realiza trabalhos de influência digital e é criadora de conteúdo e apresentadora do podcast A Trivialista.
Serviço:
Mitos e fatos: lenda da Maria Degolada
Dia 06 de abril de 2021, às 19h
Gratuito
Transmissão ao vivo no canal do YouTube do CHC Santa Casa