Porto Alegre, sexta, 11 de outubro de 2024
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Ação do TCE-RS durante a pandemia economiza R$ 607 milhões aos cofres públicos

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Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. Foto: TCE/RS

 

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) divulgou, nesta sexta-feira (16), relatório sobre suas ações de auditoria durante a pandemia. O documento demonstra que, de março de 2020 a março de 2021, os benefícios financeiros alcançados com a realização de 205 fiscalizações chegam a R$ 607,24 milhões. Segundo o presidente do TCE-RS, Estilac Xavier, o relatório demonstra a efetividade da atuação do Órgão de Controle para a boa aplicação do dinheiro público. “Assinale-se que esses benefícios foram calculados de forma conservadora, apenas com dados que puderam ser validados.

Trata-se, então, de parte do trabalho realizado em um universo de outras ações, especialmente preventivas, cujos benefícios são muito difíceis de serem medidos”, destacou.

Estilac Xavier Foto: Divulgação/TCE-RS

O montante estimado contempla, basicamente, as auditorias concomitantes, ou seja, fiscalizações que permitem que o TCE-RS atue antes da realização da despesa, evitando o desperdício de recursos públicos, e não somente após a efetivação do gasto, quando eventuais irregularidades poderiam ensejar a devolução de valores. No relatório, os benefícios foram divididos em dois grupos: ações de controle diretamente ligadas à pandemia, como aquisição de máscaras, testes Covid-19 e contratação de serviços médicos; e ações em outras áreas da administração pública, que geraram economia de recursos que podem ser alocados para o combate ao coronavírus, como obras e serviços de engenharia e concessões públicas.

Na primeira categoria, os benefícios superam os R$ 301 milhões. Um exemplo é a atuação do TCE-RS junto aos gestores do Consórcio Público do Extremo Sul, que abrange 20 municípios gaúchos com população estimada em 830 mil habitantes. Por meio de ajustes em edital que previa a compra de diversos itens, como álcool em gel, tapetes sanitizantes e termômetro digital, os auditores do Tribunal de Contas identificaram a possibilidade de reduzir em R$ 239 milhões o preço máximo estabelecido para as aquisições. Já em Santana do Livramento, a fiscalização em pregão eletrônico destinado à aquisição de testes rápidos para Covid-19 reduziu em R$ 574 mil o preço máximo previsto e oportunizou a compra de mais mil testes.As outras 111 ações que não são diretamente ligadas à pandemia geraram, no total, uma economia de R$ 306 milhões. No relatório, é destacada a concessão da RSC-287.

A partir de reuniões técnicas e estudos junto à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e à Secretaria Extraordinária de Parcerias do Estado, os auditores do TCERS identificaram diversas oportunidades de melhorias no projeto, reduzindo os custos em aproximadamente R$ 93 milhões.

O diretor de Controle e Fiscalização do Tribunal de Contas, Everaldo Ranincheski, destaca que a participação dos gestores públicos é fundamental para o sucesso das auditorias concomitantes. “Sempre que é identificada alguma possibilidade de melhoria, os auditores apresentam a situação à administração pública do ente fiscalizado, oportunizando ajustes que trazem mais economia e efetividade ao serviço público”, explica.

Acesse aqui a íntegra do relatório.