O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vem sendo pressionado a não aceitar nenhum acordo ambiental com o presidente Jair Bolsonaro. Depois de indígenas e ambientalistas, celebridades dos dois países se juntaram à causa.
Os atores Leonardo DiCaprio, Joaquin Phoenix e Jane Fonda e os cantores Katy Perry, Gilberto Gil e Caetano Veloso são alguns dos signatários de uma carta aberta dirigida a Biden. No texto, o grupo faz apelo contra qualquer acordo “até o desmatamento ser reduzido, os direitos humanos serem respeitados e uma participação significativa da sociedade civil ser alcançada”.
Os governadores de 24 dos 27 estados do país também escreveram ao presidente americano. O grupo se denomina Coalizão Governadores pelo Clima e marca contraponto ao governo Bolsonaro. Eles pedem cooperação para questões ambientais e cogitam estabelecer uma articulação direta com outros países se o governo federal se omitir na discussão.
Em paralelo: a dois dias da Cúpula de Líderes para o Clima, convocada por Biden, integrantes da ala progressista do Partido Democrata relançaram o Green New Deal, uma proposta ambiciosa que defende transição completa da matriz energética dos EUA para fontes sustentáveis e limpas, além de modernização de transportes, agricultura, indústria e construção civil.