Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

'O emprego é que vai dar dignidade às pessoas', diz Luiza Trajano; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Criadora do Unidos pela Vacina, empresária coordena ajuda aos mais pobres e adverte: ‘Superar a pandemia e pôr o País de pé é uma coisa só’. Luiza Trajano: 'Superar a pandemia e pôr o Brasil de pé é uma coisa só', acredita Luiza. Foto: Felipe Rau/Estadão

 

 

Quando a pandemia completou um ano e a situação do País só piorava, a empresária Luiza Helena Trajano sugeriu, numa reunião do seu grupo Mulheres do Brasil: “A gente não pode ficar de braços cruzados”. Daí a criar o movimento Unidos pela Vacina foi um pulo. Com ajuda de bons aliados, como o Instituto Locomotiva, de Renato Meirelles, e a Via África, de Nizan Guanaes, o grupo montou seu plano de ação voltado para os 5.572 municípios brasileiros. Foram enviados questionários perguntando o que eles precisavam – gente, material, orientação – e a resposta foi surpreendente. “Já recebemos retorno de 98% deles. Um fenômeno”, resume a dona da holding Magazine Luiza, hoje uma das líderes do varejo no País.

A causa não é fácil. “A vacina é a prioridade número 1, a única coisa que vai aliviar”, adverte a empresária nesta entrevista para a série Cenários. Mas conseguir vacinas “tornou-se uma disputa dificílima, que envolve dezenas de países pelo mundo afora”. Mesmo para o Mulheres do Brasil, que começou com 40 mulheres em 2012 e hoje conta com mais de 80 mil em todo o País.

Leia mais em O Estado de São Paulo