Porto Alegre, sábado, 12 de outubro de 2024
img

Epicovid: Rio Grande do Sul ainda está longe da imunidade de rebanho; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Décima etapa da Epicovid aponta que 18,1% dos gaúchos têm anticorpos contra Covid-19 REPRODUÇÃO/JC

 

 

Mais de 18% da população gaúcha têm anticorpos contra a Covid-19, segundo dados da décima etapa da pesquisa epidemiológica do Rio Grande do Sul, a Epicovid. Os resultados, apresentados nesta quarta-feira (29) em reunião virtual, estimam que o Estado tenha, a cada 5,5 habitantes, uma pessoa com anticorpos, seja por infecção ou por vacinação.

A pesquisa, liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo Governo do Rio Grande do Sul, com apoio de doze universidades públicas e privadas, coleta amostra de 4,5 mil moradores de Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana. Nessa etapa, 4.446 testes tiveram resultados conclusivos e puderam ser analisados, gerando um resultado de 807 testes positivos de anticorpos contra a Covid-19.

“Na primeira fase da pesquisa, em abril de 2020, era o mesmo número de testes e tivemos dois resultados positivos”, relembrou o coordenador da pesquisa, Pedro Hallal.

A partir dos dados coletados, a pesquisa indicou que 18,1% da população gaúcha têm anticorpos contra Covid-19. Hallal ressaltou a consistência dos números entre as cidades. “Nenhum lugar tem muito mais ou muito menos. O que menos tem anticorpos é Pelotas, com 16%, e o que mais tem é Uruguaiana, com 20%. Não tem um lugar com 30% ou com menos que 10%.” O estudo também indicou que o distanciamento social aumentou entre a nona etapa da pesquisa, em fevereiro, e agora.

Leia mais no Jornal do Comércio