Porto Alegre, sábado, 12 de outubro de 2024
img

'Senadores candidatos' tentam levar adversários regionais a se explicarem na CPI da Covid; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Comissão corre o risco de ser contaminada por disputas regionais travadas por senadores que são pré-candidatos. CPI da Covid em reunião que definiu presidente, vice e relator Foto: Edilson Rodrigues/Ag. Senado

 

 

A CPI da Covid corre o risco de ser contaminada por disputas regionais travadas por senadores que são pré-candidatos a governos estaduais e tentam responsabilizar seus adversários pela crise. Integrante da comissão, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), possível candidato no Ceará, apresentou requerimento para convocar o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PSB), seu virtual oponente na eleição de 2022. Além de Girão, outros cinco parlamentares podem concorrer em seus respectivos Estados no próximo ano e, como membros da comissão, têm poder para cobrar esclarecimentos e interrogar desafetos.

Os cálculos eleitorais já foram detectados e começam a incomodar a CPI. Em conversas reservadas, alguns senadores apontam “obsessão” de parlamentares em convocar e interrogar rivais. Relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL) expôs a estratégia na reunião desta quinta-feira, 29, ao reagir à articulação de aliados do presidente Jair Bolsonaro para aprovar pedidos contra gestores regionais.

Leia mais em O Estado de São Paulo