Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Avançam os serviços para o paisagismo do trecho 3 da Orla do Guaíba

Detalhes Notícia
Cerca de 70% das intervenções em paisagismo já foram executadas. Foto: Cesar Lopes/PMPA

 

A revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba está cada vez mais perto de sua conclusão, prevista para agosto de 2021. Dentre os diversos serviços que compõem a obra, que ocorre na extensão de 1,6 quilômetro entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, o avanço dos trabalhos para o paisagismo do trecho começa a chamar atenção de quem passa pelo local.

Ao todo, cerca de 70% das intervenções em paisagismo já foram executadas. “O paisagismo dará o toque final para este que será um dos maiores espaços públicos da nossa cidade. Para estes serviços, estamos investindo mais de R$ 1,5 milhão. Queremos garantir que Porto Alegre finalmente se reencontre com o Guaíba”, destaca o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), Pablo Mendes Ribeiro.

“Além do gramado, que soma uma extensão de 28 mil metros quadrados, o trecho contará com uma seleção de espécies arbóreas, arbustivas e ornamentais”, conta a engenheira agrônoma Gabriela Moura, servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), responsável pelo paisagismo. Entre as espécies que poderão ser encontradas no trecho estão a Caliandra Vermelha (Calliandra tweediei), Vassoura Vermelha (Dodonaea viscosa), Lantana (Lantana camara), Sarandi Branco (Cephalanthus glabratus), Sarandi Vermelho (Sebastiana schotiana), Capim-dos-Pampas (Cortaderia selloana), Capim Vassoura (Andropogon bicornis), Capim Rabo de Burro (Schizachyrium microstachyum), Barba de Bode (Aristida jubata), Verbena (Glandularia aristigera), Salvia (Salvia guaranítica), Verbena Rígida (Verbena rigida).

Trecho contará com uma seleção de espécies arbóreas, arbustivas e ornamentais. Foto: Cesar Lopes/PMPA

Para a execução do paisagismo da obra, foram adotados conceitos que consistem na valorização dos atributos do cenário natural, na criação de melhores condições para a contemplação do rio e do pôr-do-sol e na preservação e introdução de vegetação nativa no Parque, o que proporciona melhores condições de adaptação e manutenção das espécies vegetais.

Orla trecho 3 – Ao todo, mais de 75% dos serviços da revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba já foram executados. No espaço haverá 150 vagas para estacionamento de automóveis, 27 quadras poliesportivas, estruturas de apoio para exercícios físicos, ciclovia, bares e a maior pista de skate da América Latina.