Porto Alegre, domingo, 13 de outubro de 2024
img

Presidente da ABCIS participa de inauguração do Centro de Inovação do Hospital Moinhos de Vento. Jihan Zoghbi representou a Associação Brasileira CIO Saúde no evento que aconteceu em Porto Alegre

Detalhes Notícia
Superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, presidente da Associação Brasileira CIO Saúde (ABCIS), Jihan Zoghbi e Eduardo Bier, presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, no lançamento do Centro de Inovação Atrion. Foto: Leonardo Lenskij/ HMV

 

 

A presidente da Associação Brasileira CIO Saúde, Jihan Zoghbi, participou nesta quarta-feira (5), da inauguração do Centro de Inovação Atrion, iniciativa do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). O lançamento tem como objetivo fomentar o ecossistema de inovação e transformar o setor da saúde com soluções de alto impacto. Os pilares do empreendimento são conexões de startups a grandes empresas e o apoio a iniciativas internas de colaboradores e do corpo clínico.

Conforme a dirigente da entidade, a ideia de criar oportunidades e descobrir novos negócios acompanha a transformação tecnológica do setor de saúde nacional. “A inovação está democratizando o acesso à medicina no país — caminho que o Hospital Moinhos de Vento percorre há alguns anos e o faz, agora, em momento de crise mundial, com tanta autoridade e competência. A instituição de saúde é um selo de qualidade, uma das mais respeitadas no país e reconhecida internacionalmente. Merece nossos parabéns por este trabalho que tanto acredito,” saudou.

O superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, explicou que o programa foi desenvolvido com desafios que atendem tanto às demandas atuais do hospital, quanto à criação de soluções inovadoras para o setor de saúde brasileiro. “Neste trabalho em conjunto, as startups selecionadas poderão desenvolver projetos em parceria com profissionais especializados e contarão com toda infraestrutura de ponta da instituição hospitalar. Ao final do programa, as empresas poderão ser contratadas como parceiras ou fornecedoras”, argumentou.

A iniciativa é uma parceria com a Liga Ventures, plataforma de inovação aberta para empresas e startups. O objetivo é selecionar startups que atuam no desenvolvimento de soluções em processos ágeis e automatizados, digitalização e personalização da experiência do paciente, novas tecnologias em educação, além da área de materiais, prevenção e sustentabilidade. As startups interessadas poderão se inscrever até o dia 13 de junho próximo, no site do Atrion.

Sobre a ABCIS
A Associação Brasileira CIO Saúde foi criada por cinco gestores de hospitais da grande São Paulo que se reuniram, em 2008, para trocar informações sobre o Sistema de Gestão Hospitalar. Desse encontro, nasceu a ABCIS, que vem crescendo graças ao interesse e à contribuição de novos executivos de Tecnologia da Informação. Desde a fundação, promove o intercâmbio de conhecimento e práticas em tecnologias da informação no segmento de saúde. É um agente ativo de transformação para o setor. Hoje, conta com mais de 900 associados e 19 parceiros, que estão com a ABCIS em seus eventos, como os webinars promovidos neste momento de pandemia.

Sobre o Hospital Moinhos de Vento
Desde a fundação em 1927, o Hospital Moinhos de Vento tem como missão cuidar de vidas e colaborar com o desenvolvimento do país, promovendo uma medicina de excelência, na vanguarda dos melhores modelos de saúde internacionais. A instituição se consolidou como referência nacional com expertise mundial, sendo um modelo em práticas médicas, assistenciais e de gestão.

Único hospital brasileiro filiado à Johns Hopkins Medicine International e um dos seis de excelência do Brasil, segundo o Ministério da Saúde, foi considerado, pelo ranking da Revista Newsweek, o segundo melhor hospital do Brasil. A avaliação da publicação norte-americana também possui apenas 2 brasileiros entre os 100 melhores do mundo — o Moinhos de Vento é um deles.

Pelo ranking da América Economía Intelligence, é também o segundo do país e o sexto melhor da América Latina. Em 2020, obteve a sétima acreditação pela Joint Commission International, a mais importante consultoria de acreditação hospitalar do mundo.