Porto Alegre, domingo, 13 de outubro de 2024
img

Apoio de países ricos pode impulsionar quebra de patentes de vacinas; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Após apoio histórico dos EUA à suspensão de patentes de imunizantes contra covid-19, UE sinaliza estar disposta a discutir medida. Indústria farmacêutica afirma que seria a resposta errada para problema complexo.@ Guillermo Legaria/Getty Images

 

 

Em meio à batalha contra a covid-19 mundo afora e pedidos pelo compartilhamento de tecnologia de vacinas para ajudar a conter a pandemia, os Estados Unidos manifestaram apoio à suspensão de patentes de imunizantes, e a União Europeia sinalizou que pode seguir a mesma linha.

Após o governo do presidente americano, Joe Biden, anunciar na noite desta quarta-feira (06/05) que apoia a medida – num gesto classificado de histórico –, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia (UE) está disposta a conversar sobre a proposta.

“A UE está disposta a discutir qualquer proposta que responda à crise de forma efetiva e pragmática. E é por isso que estamos dispostos a discutir como a proposta dos EUA para uma suspensão da proteção à propriedade intelectual de vacinas poderia ajudar a alcançar esse objetivo”, declarou a chefe do bloco nesta quinta-feira, sem se comprometer com um apoio formal à quebra de patentes.

Leia mais na Deutsche Welle