Porto Alegre, domingo, 13 de outubro de 2024
img

13 milhões de franceses decidiram abandonar mundo digital na pandemia em 2020; RFI

Detalhes Notícia
"Iletronismo" é a transposição do conceito de analfabetismo para o mundo digital e hoje atinge cerca de 13 milhões de pessoas na França. A crise da Covid-19 acentuou significativamente essa divisão digital na população mais velha. AFP - DENIS CHARLET

 

 

Estudos sobre o tema “iletronismo” mostram que a França não é uma boa aluna. Embora o país se orgulhe de que 90% de seus cidadãos possuem pelo menos um computador, smartphone ou tablet, quase 13 milhões de pessoas desistiram de se conectar em 2020.

O fenômeno dos “abandonadores”, ou seja, todos aqueles que abandonam totalmente a rede, ganha espaço com a crise da Covid-19: quase um em cada cinco adultos não usa nenhuma ferramenta digital ou as abandona por dificuldades.

Essa exclusão digital silenciosa parece afetar especialmente as pessoas mais velhas. Mais de 53% daqueles com 75 anos ou mais não têm equipamentos conectados e mais de 64% nunca usaram a internet no último ano, segundo estudos realizados por associações, empresas ou instituições.

Leia mais em RFI