Depois de apontar críticas ao Modelo de Distanciamento Controlado e pedir a revogação da bandeira preta para possibilitar a volta as aulas, os deputados e vereadores do Partido NOVO encaminharam ao Gabinete de Crise uma série de sugestões ao novo modelo de combate a pandemia que está sendo elaborado pelo governo.
“Vários países do mundo conseguiram reduzir as restrições ao trabalho e a locomoção adotando uma política efetiva e inteligente de testagem e rastreamento de contatos, para isolar somente os contaminados e permitir que a atividade econômica funcione com segurança. Estamos há mais de um ano em pandemia e ainda não aprendemos a fazer isso. É preciso começar para já” aponta o deputado Giuseppe Riesgo, líder da bancada estadual.
Já a vereadora Mari Pimentel (NOVO) reforça a necessidade de parceria com o setor privado “Sabemos das dificuldades financeiras dos estados e municípios e defendemos que essa política seja feita em parceria com o setor privado, que é o mais interessado em ficar de portas abertas. Podemos criar incentivos para que as empresas testem seus trabalhadores”, relata.
Além da testagem, o NOVO também indica outras sugestões importantes ao modelo, e reforça a necessidade de simplificação, tendo em vista que o modelo anterior possuía 11 indicadores pouco compreensíveis pela população. Os parlamentares reforçam que é preciso ser objetivo, trabalhar com informações mais simples e de fácil adesão.