Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

'Gestão por terror' na Casa da Moeda dá indenização de R$ 50 mil a trabalhadores; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Justiça considerou que funcionários comprovaram assédios; empresa analisa decisão, da qual cabe recurso. Fábricas de matrizes e cédulas da Casa da Moeda do Brasil, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro - Fernando Frazão-24.jul.12/Folhapress

 

 

A Casa da Moeda terá de pagar R$ 50 mil ao sindicato dos trabalhadores moedeiros como indenização por assédio moral e abusos cometidos pela diretoria do órgão entre agosto de 2019 e outubro de 2020.

Em sentença divulgada na sexta (7), a juíza Maria Alice de Andrade Novaes, da 50ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, diz que os depoimentos e documentos reunidos pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Indústria Moedeira na ação comprovam os abusos.

“Ficou comprovado que a diretoria que assumiu em 2019 chegou de forma avassaladora abalando as estruturas, prometendo diversas reformas, com sucessivos comunicados de ameaça de perda de direitos, criação de comissões para refutar atestados médicos, impondo verdadeira gestão de perseguição e terror, gestão de choque”, afirma a juíza na decisão.

Para ela, os métodos da administração causaram significativo abalo emocional entre os trabalhadores, justificando a condenação por dano moral coletivo.

Procurada, a Casa da Moeda afirmou que está analisando a decisão, da qual cabe recurso. Em 2019, a empresa tinha 1.983 funcionários efetivos.

Leia mais na Folha de São Paulo