Porto Alegre, quarta, 16 de outubro de 2024
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Porto Alegre conhece exemplos locais e internacionais de cidades inteligentes

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A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre inicia nesta semana uma rodada de reuniões com municípios brasileiros e do mundo que são considerados grandes cases de cidades inteligentes. Foto: Alex Rocha/PMPA

 

 

Representantes da prefeitura de São José dos Campos (SP) participaram, nesta quarta-feira, 12, ‪de uma conversa virtual promovida pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). O município paulista é o primeiro do Brasil a ser certificado como cidade inteligente (smart city),  A SMTC, que lançou em abril uma consulta pública para modernizar e qualificar os canais de comunicação entre a Prefeitura de Porto Alegre e o cidadão, está buscando exemplos no país e no mundo com a finalidade de construir um modelo que traga soluções tecnológicas para as principais questões da cidade. Nesta quinta-feira, 13, às 9h, o exemplo de Barcelona será apresentado. Acompanhe neste link. E na sexta-feira, 14, é a vez de Curitiba.

“Nossa prioridade é levar ao cidadão o acesso às tecnologias a fim de facilitar suas experiências com a cidade”, diz a diretora de relações institucionais e novos negócios da prefeitura de São José, Karin Lin. A plataforma “Pref Book” foi citada por Karin como importante ferramenta. “Não se trata de um aplicativo, está no ambiente web e unifica todas as informações. Por exemplo: os pais podem acompanhar os boletins dos filhos matriculadas em escolas públicas, ou um comerciante que é autuado consegue ter acesso a todos os requisitos que precisa regularizar, sem ter que ir até o paço”, explica.

Conforme o chefe de divisão do departamento de gestão estratégica, Heverton Theodoro, a cidade é planejada com as informações do banco de dados gerado pelo fone 156. “É nosso diferencial tecnológico, impactando desde uma operação tapa-buraco ou uma poda de árvore até questões mais complexas”, salienta. Segundo Theodoro, são realizados mais de 970 mil atendimentos por ano, sendo que 70% das demandas já são resolvidas pelo call center, e 30% seguem para encaminhamentos junto às secretarias correspondentes. “Garantimos 88% de satisfação dos cidadãos, que em sua maioria ainda utilizam o telefone como principal canal de comunicação.”

O titular da SMTC, Gustavo Ferenci, classificou o projeto de São José dos Campos como valioso. “É um grande ganho para Porto Alegre conhecer melhor essa unificação das relações com o cidadão promovida naquele município, que construiu não apenas um projeto de governo, mas de cidade.”