Porto Alegre, quarta, 16 de outubro de 2024
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Porto Alegre: Lojistas do POP CENTER apontam mudança no perfil do público

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Com salto na procura, assistência técnica para celulares contratou funcionários até quando as vendas presenciais estavam suspensas.

 

 

A pandemia mudou os hábitos de consumo dos brasileiros e isso foi refletido desde as grandes empresas de varejo até os pequenos negócios de bairro. Para os lojistas do Pop Center – Centro Popular de Compras, que dependiam do tráfego de pessoas no Centro de Porto Alegre, a primeira adaptação foi ao comércio online. No entanto, quando as portas do centro de compras se abriram novamente, muitos empreendedores encontraram um público diferente buscando por seus produtos e serviços.

“Algo que eu notei nos últimos meses é que as lojas de conserto de celular têm tido um movimento altíssimo. Com as pessoas trabalhando em home office e os estudantes assistindo a aulas online, o celular se tornou quase parte do nosso corpo e muitas famílias não têm acesso a computadores, então, precisam garantir que seu aparelho esteja funcionando bem”, explica a diretora institucional do Pop Center, Elaine Deboni.

Em 2020, o mercado brasileiro de celulares recuou 8% em relação a 2019, segundo um levantamento da IDC Brasil. Para Roberto Silva de Amorim, CEO da Smartplay, assistência técnica com loja no Pop Center, pessoas com mais poder monetário, que antes compravam um aparelho novo caso o celular estragasse, agora procuram por reparos. “Após a reabertura do comércio, vimos um aumento bastante relevante na procura por consertos de celular, entre 20% e 30%. Nós atendemos desde o público classe C às classes A e B, que deixou de comprar um iPhone novo para o filho, por exemplo, e começou a consertar aparelhos antigos que estavam inativos”, avalia o técnico.

“Nós trabalhamos apenas com conserto, não vendemos nem capa, nem película, então, é possível ver essa mudança com facilidade. A demanda é tão grande que precisamos contratar novos funcionários até quando a loja não estava recebendo clientes presencialmente. Acredito que o mercado de vendas também esteja aquecido nas grandes lojas de varejo, mas muitas pessoas estão escolhendo consertar devido à instabilidade econômica da pandemia”, explica Roberto.

Ele ainda destaca que a maior procura é por reparo nas telas do celular quando há problemas com o LCD. Além disso, os clientes estão buscando conserto de aparelhos como Apple Watch e iPhones mais novos, como 10 e 11, que a loja antes não recebia com frequência.