A Semana de Enfermagem do Hospital de Pronto Socorro (HPS) começa nesta segunda-feira, 17, com o tema práticas inovadoras e tecnologias de enfermagem no trauma. Com início às 14h, a programação vai abordar os desafios da emergência na próxima década e o Projeto Lean como ferramenta de gestão. Na terça-feira, 18, o evento ocorre das 9h às 12h, incluindo assuntos como ecografia, terapia por pressão negativa no trauma, tecnologia digital para atendimento ao paciente queimado e tecnologias utilizadas no bloco cirúrgico ligadas ao trauma.
Participam do debate a diretora-geral do HPS, enfermeira Tatiana Breyer, a diretora de Enfermagem, Gladis Jung, e demais profissionais da área. O evento será transmitido on-line via YouTube (youtube.com/saudepoa).
Semana de Enfermagem – No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, 12 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, de 12 a 20, data instituída em meados dos anos 1940 em homenagem a Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeiras inglesa e brasileira que se destacaram pelas trajetórias de atuação no setor.
A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
Programação Semana de Enfermagem do HPS 2021
Segunda-feira, 17/05 – Práticas Inovadoras
14h – Abertura
14h15 – Gestor 4.0 e os desafios da emergência na próxima década
15h – Projeto Lean como ferramenta de gestão
Terça-feira, 18/05 – Tecnologias no trauma
9h – Ecografia para enfermeiros: PICC e resíduo vesical
9h50 – Terapia por pressão negativa no trauma
10h10 – Construção de tecnologia digital para atendimento ao paciente grande queimado
10h30 – Tecnologias utilizadas no bloco cirúrgico ligadas ao trauma