Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

Orçamento secreto: Deputado confirma articulação de Ramos; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Emedebista diz ainda que conversas sobre orçamento secreto começaram há 1 ano. Presidente. Bolsonaro, durante lançamento do programa Gigantes do Asfalto, voltado para setor de transporte de cargas Foto: Adriano Machado / Reuters

 

 

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) afirmou que o ministro Luiz Eduardo Ramos foi o responsável por negociar a distribuição dos recursos do orçamento secreto, usado pelo governo para aumentar sua base de apoio. Ao Estadão, o parlamentar relatou que as primeiras conversas entre o então chefe da articulação política do governo e o Congresso começaram em abril do ano passado.

O período de consolidação do esquema coincide com o momento em que o presidente Jair Bolsonaro começou a se aproximar dos partidos do Centrão. Rocha disse que o relator do Orçamento de 2020, deputado Domingos Neto (PSD-CE), não controlava, na prática, a destinação dos recursos desse orçamento paralelo e que seguia orientações do ministro.

“Ele (Neto) não foi responsável pela distribuição. O secretário de Governo (Ramos) é quem diz os deputados que vão apontar (onde aplicar os recursos)”, declarou o deputado.

Na avaliação do parlamentar, houve um descontrole na distribuição dos recursos da emenda do relator-geral carimbada como RP9. “Como é uma coisa nova, implementada no ano passado, fica praticamente um negócio muito descontrolado, descoordenado, essa que foi a realidade. Esses recursos têm que ser iniciativa dos próprios ministros”, afirmou.

Leia mais em O Estado de São Paulo