Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

Com apoio de Marine Le Pen, policiais franceses protestam em frente ao Parlamento; RFI

Detalhes Notícia
Reunida em frente à Assembleia Nacional em Paris no dia 19 de maio, a polícia francesa pede mais recursos e uma Justiça mais firme. AFP - THOMAS COEX

 

 

Milhares de policiais franceses se manifestaram nesta quarta-feira (19) em frente à Assembleia Nacional para exigir mais severidade aos agressores das forças de segurança. A manifestação, convocada pelos sindicatos da polícia, duas semanas após o assassinato de Eric Masson, um policial de Avignon morto por um traficante de drogas, teve a presença do ministro do Interior, Gérald Darmanin, e “total apoio” da líder de extrema direita, Marine Le Pen, que estava em Bordeaux. Seu partido, o Reunião Nacional (RN), tem se utilizado do tema da segurança para angariar simpatizantes e votos.

A um mês das eleições regionais na França e a apenas um ano das presidenciais, para as quais já se configura uma nova disputa entre o presidente Emmanuel Macron (centro) e Marine Le Pen, o ambiente era particular na tarde desta quinta-feira (19) em frente à Assembleia Nacional francesa, em Paris. No início desta semana, os sindicatos da polícia convocaram os cidadãos a se juntarem a eles, o que abriu a brecha para os políticos, mudando totalmente o tom da manifestação.

Em meio à campanha pelas regionais, toda a classe política francesa compareceu ao protesto dos policiais, exceto A França Insubmissa, o partido de esquerda radical liderado por Jean-Luc Mélenchon.

Leia mais em RFI