Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

Regime de Daniel Ortega volta a atacar e deter jornalistas na Nicarágua; El País

Detalhes Notícia
Polícia faz buscas pela terceira vez na redação da revista ‘Confidencial’. Repórteres de agências internacionais que cobriam o fato foram levados. A polícia da Nicarágua após confiscar equipamentos na redação da revista ‘Confidencial’, em Manágua, nesta quinta-feira.WILFREDO MIRANDA

 

 

A polícia da Nicarágua fez na manhã desta quinta-feira uma nova operação de busca contra a revista Confidencial, um veículo crítico ao regime de Daniel Ortega e dirigido pelo jornalista Carlos Fernando Chamorro. Foi a terceira vez que o Confidencial teve suas instalações ocupadas por policiais desta maneira. Em dezembro de 2018, o regime já havia feito buscas na redação e apreendido equipamentos. Vários jornalistas foram reprimidos ou detidos enquanto cobriam a ação policial desta quinta.

Pela manhã, Chamorro denunciou num programa de rádio que um jornalista da sua revista que estava na redação no momento em que a polícia chegou permanece “desaparecido”. “Queremos ver Leonel Gutiérrez, queremos que recupere sua liberdade se estiver detido. Neste momento está retido, sequestrado pela polícia porque não pudemos ter nenhum contato com ele. Queremos que nos devolvam os bens que levaram”, declarou Chamorro, segundo a própria Confidencial.

Chamorro acusou Ortega de estar diretamente por trás da nova ação contra a revista, um veículo investigativo que está na mira do Governo desde que o ex-guerrilheiro sandinista retornou ao poder na Nicarágua, em 2007.

Leia mais em El País