Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

Tecnologia pode encurtar trajeto entre Porto Alegre e Caxias do Sul; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
ChamadO de hyperloop e com velocidade de até 1.200 km/h, projeto envolve transporte de pessoas e cargas /HYPERLOOPTT/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

Um transporte em formato de cápsula que se movimenta por propulsão magnética, locomove pessoas e mercadorias a até 1.200 km/h e utiliza energia renovável. Essa ideia futurista foi sugerida para um trajeto no Rio Grande do Sul pela Hyperloop Transportation Technologies, que desenvolve e licencia o hyperloop – tecnologia de mobilidade urbana criada pelo empresário Elon Musk, da Tesla. Em um acordo com o governo do Estado do Rio Grande do Sul, a empresa se tornou responsável por realizar o primeiro estudo de viabilidade da América Latina, de uma rota que ligaria Porto Alegre, à cidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha, em 17 minutos.

Parecido com um avião sem asas e turbinas, o hyperloop tem capacidade para até 50 passageiros e funciona em um ambiente de baixa pressão, o que permite que ele opere em alta velocidade com quase zero atrito. A iniciativa, que também conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), irá realizar a análise das condições ambientais, socioeconômicas e de retorno financeiro do investimento para a localidade.

Leia mais no Jornal do Comércio