Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Mensagens em grupo de WhatsApp expõem divisão política entre ministros do TCU; O Globo

Detalhes Notícia
Integrante do trio mais simpático a Bolsonaro, decano do tribunal criticou STF em conversa com colegas. O ministro do TCU Walton Alencar Rodrigues Foto: Alan Marques/Folhapress

 

 

A tentativa do Palácio do Planalto de ampliar a influência no Tribunal de Contas da União (TCU) tem conflagrado um conflito político entre os nove ministros. O capítulo mais recente dessa disputa ocorreu no grupo de WhatsApp Ministros TCU, composto por integrantes da Corte. Numa mensagem enviada aos seus colegas, o decano, Walton Alencar, saiu em defesa do governo Bolsonaro — e criticou o Supremo Tribunal Federal (STF).

No dia 30 de março, às 7h49m, Walton compartilhou no grupo de mensagens instantâneas uma notícia sobre a atuação do governo Bolsonaro para viabilizar o “Ferrogrão”, projeto de ferrovia com 933 quilômetros entre Sinop (MT) e Miritituba (PA). Poucos dias antes, o ministro do STF Alexandre de Moraes havia atendido a um pedido de liminar do PSOL, suspendendo o empreendimento logístico, porque entendeu que o traçado previsto para a obra atingiria o Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, uma área protegida.

Leia mais em O Globo