Porto Alegre, sábado, 19 de outubro de 2024
img

Inverno pode aumentar hospitalizações nas próximas semanas no RS, alerta especialista; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Chegada da estação pode provocar agravamento do sistema de saúde que já opera próximos dos 90%. Comprometimento das UTIs era de 86,1% nesta quarta-feira | Foto: Ricardo Giusti

 

 

Com estabilidade em patamar alto, o sistema hospitalar do Rio Grande do Sul pode sofrer nas próximas semanas um aumento no número de hospitalizações em decorrência de doenças respiratórias provocadas pela chegada do inverno. Nesta quarta-feira, o comprometimento das UTIs era de 86,1%, com apenas 481 leitos livres.

A infectologista e epidemiologista do Hospital Nossa Senhora do Conceição, Carina Guedes Ramos, alerta que, mesmo com a vacinação contra a Covid-19 em andamento, é preciso “cautela” na flexibilização dos protocolos. “As pessoas não devem se expor à toa. A nossa vida ainda não voltou ao normal”, alerta ao apontar uma elevação das internações em leitos clínicos e de UTIs na segunda quinzena de maio.

“O que a gente vê com a abertura do comércio é que talvez as pessoas não tenham recebido a orientação correta. Não é para circular normalmente no shopping, durante o fim de semana, com toda a família. É preciso usar os serviços com certa cautela, passar álcool em gel e usar máscara, além de evitar ficar muito tempo em locais fechados”, observa.

Leia mais no Correio do Povo