Porto Alegre, sábado, 19 de outubro de 2024
img

Argentina: Outra frase inusitada de Alberto Fernández sobre os "descendentes"; do La Nacion

Detalhes Notícia
Alberto Fernandez Foto: Agência Brasil

 

Depois de ter protagonizado uma forte polêmica com seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, por afirmar que “os mexicanos vieram dos índios e os brasileiros da selva”, o presidente Alberto Fernández mais uma vez despertou a rejeição de muitos por uma frase semelhante. Hoje, em seu discurso para o Dia da Bandeira, que homenageia o herói nacional Manuel Belgrano, o presidente lançou: “Temos descendentes que se tornaram afro-americanos”.

Da Quinta de Olivos, Alberto Fernández proferiu um discurso por ocasião do 201º aniversário da morte de Manuel Belgrano. Suas palavras foram transmitidas em uma tela gigante do Monumento à Bandeira de Rosário, onde se reuniram o Governador de Santa Fé, Omar Perotti, o Prefeito de Rosário, Pablo Javkin, e o Ministro da Defesa da Nação, Agustín Rossi.

Depois de referir as conquistas do herói nacional, Alberto Fernández disse: “Também nos lembramos do [Manuel] Belgrano porque ele fez esta bandeira, que nos iguala a todos e nos representa a todos”.

Nesse contexto, o presidente se dirigiu a um grupo de alunos da quarta série, que compareceu para jurar a bandeira. “Você vai dizer ‘Qual é o país, Alberto?’”, Disse ele na voz dos meninos, de Olivos.

“A pátria somos todos nós”, disse o Presidente, que continuou: “Vivemos num território imenso, o oitavo país do mundo em termos de território. Um país muito diversificado em pessoas ”.

E afirmou: “Temos nossos povos nativos, temos descendentes que se tornaram afro-americanos, temos imigrantes, temos descendentes de imigrantes”.

Há 201 anos faleceu Manuel Belgrano, herói de nosso país e criador da bandeira, símbolo do esforço coletivo pela construção da Argentina.

Todo dia 20 de junho, ainda mais em uma pandemia, honramos seu compromisso de trabalhar por uma nação livre, unida e igual. pic.twitter.com/cWw8jNDGAG
– Alberto Fernández (@alferdez) 20 de junho de 2021

Além do fracasso contra os empresários espanhóis, a frase do presidente hoje explodiu nas redes.

“Mas se o que ele disse está correto, se um casal africano tem filhos argentinos, seus filhos serão afro-americanos”, escreveu um usuário, em defesa do presidente. “Eles seriam argentinos, ponto final. Não há afro-americanos na Argentina ”, escreveu outro no Twitter.

O deputado nacional do Juntos pela Mudança, Fernando Iglesias, também se referiu às falas de Alberto Fernández. “Para mim, chamar nossos descendentes de afro-americanos é discriminatório. Para mim “, disse ele em seu perfil.

 

Clique aqui, veja os vídeos e leia a reportagem completa no La Nacion.