Porto Alegre, sábado, 19 de outubro de 2024
img

À CPI, Osmar Terra minimiza previsões erradas e nega 'gabinete paralelo' para orientar Bolsonaro; O Globo

Detalhes Notícia
Senadores rebateram estimativas do deputado; parlamentar é apontado como 'padrinho' do suposto 'gabinete paralelo' que aconselhou Planalto no combate à pandemia. Osmar Terra depõe à CPI da Covid Foto: Pablo Jacob/ Agência O Globo

 

 

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) minimizou as previsões erradas que fez sobre a pandemia, em depoimento nesta terça-feira à CPI da Covid. O parlamentar se notabilizou, ao longo de toda a crise sanitária, por ter subestimado os efeitos da doença na sociedade e defendido a tese de que os casos e mortes iriam diminuir sem a vacina, por meio da imunidade de rebanho. Apontado como um dos articuladores do suposto “gabinete paralelo” para orientar o presidente Jair Bolsonaro na gestão contra a pandemia, Terra negou a existência do grupo.

Os senadores da CPI da Covid rebateram as previsões feitas pelo deputado federal sobre a pandemia. O colegiado mostrou vídeos em que o ex-ministro aparece, em diversos momentos, prevendo erradamente que os óbitos causados pelo coronavírus estavam caindo e que a pandemia estava chegando ao fim.

Após a exibição de vídeos com suas declarações, Terra reclamou que suas falas foram “pinçadas” e afirmou que o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta também não acertou “nenhuma previsão” sobre a pandemia. Terra disse também que defendeu o ex-ministro da Saúde “até o fim”, mas não concorda com o direcionamento dado por ele na pasta.

Leia mais em O Globo