Porto Alegre, segunda, 21 de outubro de 2024
img

Itamaraty atuou para Edir Macedo ter entrada especial em Israel na pandemia; Metrópoles

Detalhes Notícia
Pedido partiu de deputado da bancada evangélica. Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus Instagram/Reprodução

 

 

O Itamaraty atuou para que uma comitiva chefiada por Edir Macedo, líder da Igreja Universal, conseguisse uma entrada especial em Israel durante a pandemia. O pedido para que o Itamaraty atusse, feito em agosto de 2020, partiu do deputado Márcio Marinho, do Republicanos da Bahia, integrante da bancada evangélica e ligado à Universal.

Em 10 de agosto do ano passado, a embaixada brasileira em Israel enviou um telegrama urgente ao Ministério das Relações Exteriores, à época chefiado por Ernesto Araújo. Respondia uma mensagem do ministério, que havia encaminhado uma solicitação de Marinho para a missão religiosa. A embaixada escreveu que não seria “factível” a chegada da comitiva a Israel em 11 de agosto, como havia solicitado o parlamentar.

Para a entrada de integrantes de organizações religiosas em Israel por meio de aeronaves particulares, explicou o documento diplomático, seriam necessárias autorizações de diversos órgãos, incluindo os ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Saúde. Por isso, seguiu o telegrama, a análise desse processo poderia demorar mais de um mês.

Leia mais em Metrópoles