Porto Alegre, terça, 22 de outubro de 2024
img

País tem 282 denúncias ao dia de violações a crianças e adolescentes; O Globo

Detalhes Notícia
Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registrou 25 mil casos entre abril e junho, sendo a maior parte ligada a maus tratos; para especialistas, dados são subnotificados. Denúncias sobre violações a crianças e adolescentes caíram ao longo do ano passado, mas voltaram a crescer em 2021 Foto: Getty Images

 

 

O Brasil registrou, nos primeiros seis meses de 2021, uma média de 282 denúncias de crimes contra crianças e adolescentes por dia, segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). A maior parte delas (121) é de maus-tratos, e 52 são de abuso sexual, como estupro ou assédio. E o cenário pode ser ainda pior: para especialistas, os dados oficiais são subnotificados.

Desde que a pandemia começou, em março de 2020, o número de denúncias caiu de 29 mil no primeiro trimestre para 20 mil nos últimos três meses do ano. Em 2021, voltaram a subir, e atingiram 25 mil entre abril e junho.

— Isso não significa que o número de violações caiu em 2020. Os registros é que diminuíram, por causa do isolamento social. Em 2021, mais serviços voltaram a funcionar presencialmente, e isso reflete o novo aumento — afirma Marta Volpi, assessora de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Leia mais em O Globo