Porto Alegre, terça, 22 de outubro de 2024
img

Cooperativismo gaúcho bate recordes e chega a R$ 52,1 bilhões em faturamento; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Apesar da estiagem no ano passado e da pandemia, valorização das commodities, como a soja, puxou os resultados WENDERSON ARAUJO/CNA/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Para a economia brasileira, o ano de 2020 foi marcado pelos efeitos nefastos que a pandemia de Covid-19 gerou. A necessidade de isolamento social, as restrições às atividades econômicas, o fechamento de empresas, queda do nível de emprego e renda da população, entre outros fatores, levaram o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro a sofrer um tombo de 4,1% no ano passado. Além disso, no Rio Grande do Sul, a estiagem do verão 2019/2020 gerou uma frustração na safra de grãos, com graves efeitos na economia do Estado.

No entanto, enquanto diversos segmentos econômicos registraram perdas, o sistema cooperativo não só conseguiu superar as dificuldades do ano passado como prosperou no período. Em 2020, as 445 cooperativas gaúchas registraram um faturamento recorde de R$ 52,1 bilhões, o que representa aumento de 6,4% em relação ao período anterior. Os números foram divulgados pela Ocergs – Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs).

Leia mais no Jornal do Comércio