Porto Alegre, terça, 22 de outubro de 2024
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Artigo: A verdade sobre o pedágio da ERS-118; por Leonardo Busatto*

Detalhes Notícia
Com 21,5 quilômetros, trecho duplicado entre Sapucaia do Sul e Viamão foi entregue em dezembro de 2020 - Foto: Arquivo/ Daer

O governo do Estado apresentou recentemente um plano de concessões de 1.131 quilômetros de rodovias gaúchas. Um projeto de 30 anos, com investimento de mais de R$ 10 bilhões da iniciativa privada, que prevê a duplicação ou terceiras vias de mais de 70% dessas estradas. Um marco para o RS que, há anos, vive uma grave crise fiscal, sem capacidade de investir em infraestrutura.

Depois de apresentado esse plano, que é público e está disponível no site parcerias.rs.gov.br/rodovias, partimos para a etapa de Consulta Pública. Já estamos recebendo boas sugestões. Por sermos uma gestão aberta ao diálogo, é evidente que respeitamos todas as opiniões. Contudo, é fundamental divulgar a verdade, para evitar que fake news se propaguem.

E uma inverdade que está sendo dita é sobre a localização do pedágio da ERS-118. A praça prevista no estudo da concessão fica no trecho que não é duplicado, km 22,6 da rodovia, entre Gravataí e Viamão, onde a estrada tem pista simples e está mal conservada. É urgente a duplicação. Com o sucesso da concessão, o prazo para a conclusão dessa obra será de cinco anos.

Portanto, vincular a praça de pedágio da ERS-118 ao trecho duplicado, entregue recentemente depois de 20 anos de espera, é jogar para a torcida. Sabemos que ser contra ou ser a favor de pedágio faz parte. Porém, é necessário que no debate prevaleça a verdade.

A pergunta que fica é: qual a alternativa para investir em duplicações ou terceiras faixas, atendimento 24 horas e outros serviços tão relevantes em nossas rodovias? Uma das respostas está em nosso projeto, com amplo embasamento técnico e apoio do BNDES, que é cobrar pedágio com tarifa justa e devolver uma estrada de qualidade à população. Como ocorre em diversas regiões do Brasil. Segundo o ranking da Confederação Nacional do Transporte (CNT), as melhores rodovias do país são as concessionadas.

Reforço que, no governo do RS, seguiremos em busca de soluções para nossas estradas, pois é assim que se constrói uma gestão pública séria e voltada aos reais interesses das pessoas.

*Secretário extraordinário de Parcerias do RS