A prefeitura ampliará o público prioritário de vacinação da primeira dose contra Covid-19 nesta segunda-feira, 12, chegando a mulheres com 36 anos ou mais. A aplicação estará disponível em 12 unidades de saúde para residentes em Porto Alegre, das 8h às 17h. A imunização segue para os públicos já contemplados anteriormente na campanha.
Conforme a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Schirmer, para que ocorra um fluxo melhor as doses foram concentradas em 12 unidades de saúde, evitando faltas pontuais e remanejos. Na sexta-feira, 9, a Prefeitura de Porto Alegre recebeu 24.558 doses de vacinas contra a Covid-19 (21.438 Pfizer/Cominarty e 3.120 Coronavac/Butantan). Dentro do público da faixa etária de 36 anos, há 16.500 pessoas. Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde precisará escalonar esse público em dois dias.
Também estará disponível a segunda dose para todos que estão com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 12 semanas. Não haverá aplicação de segunda dose Pfizer, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de 12 semanas.
O quê: primeira dose contra a Covid-19
Público: mulheres com 36 anos ou mais; trabalhadores da educação no ensino superior, profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos.
Onde: 12 Unidades de Saúde
Horário: 9h às 17h
Endereços: confira no link
O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan
Público: residentes em Porto Alegre que estão com o esquema vacinal em atraso
Onde: 12 unidades de saúde
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link
O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford
Onde: 33 unidades de saúde e 20 farmácias parceiras
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link
Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Já o grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down). Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal.
Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.