Porto Alegre, quarta, 23 de outubro de 2024
img

Reforma tributária: Proposta do governo desagrada empresários próximos de Bolsonaro, que apontam ‘arrocho fiscal’; O Globo

Detalhes Notícia
Para os apoiadores, como Flavio Rocha e Salim Mattar, plano enviado ao Congresso ‘encurrala’ setor produtivo com alta na carga tributária. Foto: Reprodução

 

 

A proposta de reforma tributária enviada pela equipe econômica ao Congresso vem sendo alvo de críticas até mesmo de empresários próximos ao governo e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Para eles, o projeto não simplifica o atual sistema tributário e atrapalha a vida de quem quer empreender. Na avaliação desses empresários, o texto aumenta as dificuldades do setor produtivo ao elevar a carga tributária.

— A reforma, como está, repete os erros do passado. Ela encurrala ainda mais aqueles que pagam imposto, com a proposta de tributação de dividendos que já existia lá atrás, e mais uma vez empurra uma parcela desses contribuintes para a informalidade. É necessário alargar a base de arrecadação, trazendo quem está na informalidade ou na sonegação — disse o empresário Flavio Rocha, dono da Riachuelo, que é um defensor da simplificação dos impostos.

Leia mais em O Globo