Porto Alegre, terça, 19 de outubro de 2021
img

Cultura: O Nome da Rosa é tema de bate-papo virtual sobre cinema e literatura

Detalhes Notícia
A adaptação para os cinemas é estrelada por Christian Slater e Sean Connery. Foto: Reprodução

 

Sucesso mundial em suas versões literária e cinematográfica, O Nome da Rosa será tema de um bate-papo virtual entre o escritor Pedro Gonzaga e o jornalista Roger Lerina na próxima terça-feira, dia 10 de agosto, às 19h. Durante a atividade, o público poderá acompanhar a discussão, que analisará as principais diferenças e semelhanças entre o romance histórico publicado pelo escritor e filósofo italiano Umberto Eco em 1981 e a adaptação para as telonas dirigida pelo francês Jean-Jacques Annaud, que chegou aos cinemas cinco anos depois.

Os participantes também poderão interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, além de acompanhar alguns dos principais trechos do longa-metragem que tem Sean Connery como protagonista e que foi vencedor do Prêmio César de melhor filme estrangeiro e de dois prêmios BAFTA de cinema, nas categorias de melhor ator e maquiagem. O evento faz parte do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema, do Instituto Ling, e será transmitido ao vivo e gratuitamente pela plataforma Zoom. Para participar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Considerado uma extraordinária crônica sobre a Idade Média, O Nome da Rosa se passa durante a última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano. Com ares de suspense policial, a obra destaca a suspeita de que monges estejam cometendo heresias. Na narrativa, o frei Guilherme de Baskerville é enviado para investigar o caso, mas tem sua missão interrompida por excêntricos assassinatos de sete monges em sete dias.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro O Nome da Rosa, escrito por Umberto Eco, e o filme homônimo dirigido por Jean-Jacques Annaud
Dia 10 de agosto, terça-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público leia o livro, à venda na Livraria PocketStore, em Porto Alegre, e nos sites das principais livrarias do país; e assista ao filme, disponível nas plataformas HBO Max e Claro Vídeo.