Porto Alegre, terça, 19 de outubro de 2021
img

Afeganistão: Presidente foge enquanto Talebã entra em Cabul 'por todos os lados'; BBC

Detalhes Notícia
Muitos afegãos que fugiram do conflito buscaram refúgio em Cabul. Mulheres e crianças afegãs deslocadas de Kunduz rezam na mesquita que as abriga em 13 de agosto de 2021 em Cabul CRÉDITO,GETTY IMAGES

 

 

O Talebã está cada vez mais perto de retomar o controle total do Afeganistão.

A capital Cabul era a única grande cidade ainda nas mãos do governo até este domingo (15/8), mas, segundo agências de notícias, militantes do grupo extremista estão entrando na cidade ‘por todos os lados’.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, deixou o país rumo ao Tajiquistão, acrescentaram.

A informação foi confirmada por Abdullah Abdullah, presidente do Alto Conselho para a Reconciliação Nacional do Afeganistão, estabelecido para negociar com membros do Talebã. Descrevendo-o como “um ex-presidente”, Abdullah disse que Ashraf Ghani “deixou a nação na atual situação”. “Deus o responsabilizará e a nação também julgará”, afirmou ele em um vídeo no Facebook.

Milhares de pessoas haviam se refugiado em Cabul nos últimos dias, conforme o Talebã foi tomando conta do resto do pais.

A cidade teve cenas de pânico no domingo com a chegada dos militantes extremistas.

Rodovias ao redor da cidade ficaram congestionadas, com centenas de pessoas tentando chegar ao aeroporto ou sair em direção à fronteira. Aglomerações se formaram em frente aos bancos de Cabul, com pessoas tentando sacar dinheiro por medo de terem suas poupanças confiscadas.

Leia mais em BBC