Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Talibã toma Cabul e volta ao poder; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Após ofensiva-relâmpago e sem enfrentar resistência significativa, grupo radical islâmico toma Cabul, 20 anos depois de ser expulso da capital por uma coalizão liderada pelos EUA. Presidente foge do país. @Zabi Karim/AP/picture alliance

 

 

Os talibãs tomaram neste domingo (15/08) a cidade de Cabul, efetivamente estendendo seu controle sobre todo o Afeganistão e dissolvendo o governo do país.

Cabul, que tem 4,4 milhões de habitantes, era um dos últimos redutos ainda sob a autoridade do governo afegão. O regime do país implodiu nas últimas horas após uma ofensiva-relâmpago dos talibãs, que agora voltam ao poder 20 anos depois de serem expulsos da capital por uma coalizão liderada pelos EUA.

Assim como ocorreu com dezenas de outras cidades afegãs nas últimas duas semanas, Cabul foi tomada sem resistência efetiva das tropas governamentais. O Exército afegão evitou combates e tropas foram vistas fugindo para países vizinhos.

Os talibãs ocuparam Cabul pela primeira vez outubro de 1996 e pelos cinco anos seguintes lideraram um regime totalitário que ficou conhecido pela repressão brutal a mulheres – simbolizada pela imposição da burca – e pela aplicação de uma versão extremamente arcaica e tirânica do islã.

Leia mais em Deutsche Welle