Porto Alegre, sexta, 03 de dezembro de 2021
img

Inspiramais será realizado pela primeira vez em Porto Alegre e se transforma em evento itinerante  

Detalhes Notícia
Centro de Eventos FIERGS sediará o salão nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, com os lançamentos para a temporada 2023. Foto: Zé Roberto Muniz

Os lançamentos para a temporada 2023_I vão marcar uma nova fase do Inspiramais. A próxima edição do salão – que reúne soluções em design, inovação e sustentabilidade para segmentos como calçados e artefatos, confecção, moveleiro e bijuterias – será realizada pela primeira vez em Porto Alegre. Após uma década em São Paulo e três edições totalmente virtuais, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, o Centro de Eventos FIERGS receberá o Inspiramais no formato phygital, um evento físico e digital.

“O Inspiramais acompanha o espírito do tempo. Adaptamos o formato e escolhemos o local de acordo com as necessidades do mercado, e é motivo de orgulho realizarmos o evento em Porto Alegre. Destacamos a proximidade com a indústria do calçado, a força do mercado de confecção e moveleiro, além de ser uma capital que comumente recebe empresários do Brasil e do mundo”, destaca o presidente da Assintecal, Gerson Luis Berwanger. Para Berwanger, a escolha da capital gaúcha é estratégica.  A intenção, nas próximas edições, é contemplar os pólos de moda do Brasil.

Na avaliação das entidades promotoras do evento, ABIMÓVEL, ABIT, ASSINTECAL e CICB, a retomada do evento físico – que seguirá todos os protocolos de saúde recomendados na legislação vigente – permitirá ao Inspiramais retomar marcas registradas do evento, como a parte sensorial relacionada aos materiais e as trocas entre expositores, compradores e visitantes. “Realizar o Inspiramais na FIERGS representa a força da indústria. Vemos um grande potencial para alavancá-la e promover novos negócios”, frisa Silvana Dilly, superintendente da ASSINTECAL.

“Estamos confiantes que 2022 será um ano de muito trabalho e de grandes oportunidades. Tradicionalmente, o Centro de Eventos FIERGS é sede de eventos importantes e, no primeiro trimestre de 2022, será do Inspiramais, um salão profissional promovido por entidades organizadas e ligadas à indústria”, enfatiza o gerente do Centro de Eventos FIERGS, Kurt Ziegler. Para ele, os profissionais do setor terão uma ocasião especial para se conectarem com as novidades do mercado.

A superintendente da Assintecal explica que os avanços e os benefícios das edições digitais serão mantidos. “Os palestrantes estarão fisicamente na FIERGS, mas todo o conteúdo será transmitido e ficará disponível para acesso pelo canal do Inspiramais no YouTube. Queremos estimular a inspiração do mercado de moda a partir do olhar e do toque nos materiais, estreitando o relacionamento com a oportunidade do contato presencial”, acrescenta Silvana. Depois dos dois dias do salão na FIERGS, os materiais e o showroom irão para os pólos de produção de Nova Serrana/MG e Franca/SP.

Corpo

Corpo é o tema da temporada 2023_I. O Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais explica o tema pensando no corpo como um arquivo do tempo. O registro da história humana. Está diretamente relacionado com aspectos sociais, culturais, econômicos e comportamentais. “O corpo tem extrema importância no tempo em que estamos vivendo. Expressa nossa fragilidade e nossa força para continuarmos a projetar esperança e vida”, esclarece o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Walter Rodrigues.

Programa Inspiramais

O programa se inicia com a formatação da pesquisa de comportamento e contexto global – base para a gestão de design que o Núcleo de Pesquisa e Design presta junto às empresas expositoras. O objetivo é nortear o desenvolvimento de materiais e ampliar negócios com outros setores. No Inspiramais, são apresentados os materiais desenvolvidos a partir da pesquisa e os projetos especiais que fomentam inovação e sustentabilidade.

O Inspiramais tem promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Conta com a parceria do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals. São apoiadoras e parceiras as principais entidades setoriais do país: Abicalçados e ABVTEX.