Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Ministros do STF não veem chance para Bolsonaro em ação contra inquérito sem aval do Ministério Público; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Integrantes da corte criticam ainda contradição da AGU em relação a investigação de ofício, já avalizada pelo governo em outra ação. Marcos Corrêa

 

 

A ação apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que a corte seja proibida de instaurar uma investigação sem aval da PGR (Procuradoria-Geral da República) foi classificada nos bastidores do tribunal como despropositada e sem chance de prosperar.

Em conversas reservadas, ministros afirmaram que a medida expõe a contradição do governo em relação ao tema, uma vez que a AGU (Advocacia-Geral da União) se posicionou a favor do inquérito das fake news quando o plenário do tribunal avalizou a apuração, em junho do ano passado.

A avaliação de integrantes da corte é que o próprio chefe do Executivo sabe que será derrotado, mas decidiu protocolar a ação para animar sua militância, que costuma fazer críticas e, às vezes, ataques infundados à atuação do Supremo.

Leia mais na Folha de São Paulo