Substituir a agulha da vacina por uma aplicação nasal: e se essa for a solução para vencer resistências e erradicar a Covid-19? Por atuar no local inicial da infecção, vários testes com esse dispositivo se mostram promissores contra a doença e sua transmissão em animais, embora ainda não tenham sido confirmados em humanos.
No início de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França (Inrae) e a Universidade francesa de Tours, registraram a patente de uma candidata a vacina por via nasal, após resultados promissores em animais.
De acordo com a chefe da equipe de pesquisa da empresa BioMAP, Isabelle Dimier-Poisson, os testes mostraram “100% de sobrevivência” em camundongos vacinados e depois infectados com Covid-19, contra “100% de mortalidade” em não-vacinados.
“Os animais vacinados estão 100% protegidos contra as formas sintomáticas e principalmente contra as formas graves do vírus. E os vacinados têm muito pouco vírus, por isso não são mais contagiosos. Essa é uma das vantagens da via nasal”, sublinhou também Philippe Mauguin ,CEO da Inrae.
Leia mais em RFI