Porto Alegre, sexta, 03 de dezembro de 2021
img

Porto Alegre: Semana Nacional de Trânsito inicia com mensagem de respeito à vida

Detalhes Notícia
A programação de ações educativas é coordenada pela EPTC. Mateus Raugust/PMPA

 

 

O prefeito Sebastião Melo participou da solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito (SNT), realizada no Parque da Redenção. No evento, o prefeito reforçou a importância da conscientização e educação no trânsito para preservar vidas.

“Essa semana do trânsito deveria ser o ano inteiro. Um dos maiores desafios hoje, no Brasil, é conter essa mortandade nas ruas, assim como as pessoas que não respeitam as regras. Acredito que uma cidade boa pra se viver é aquela onde as regras são cumpridas”, disse Melo.

O prefeito também deixou um recado aos condutores. “Quero convidar a todos a serem bons motoristas, não ultrapassar sinal fechado, respeitar o pedestre na faixa, porque a cidade é para as pessoas. Um trânsito mais humano, depende de cada um de nós”, concluiu.

Durante lançamento, também foram entregues kits e informativos sobre educação no trânsito. O tema deste ano é No trânsito, sua responsabilidade salva vidas e norteia as ações realizadas em todo o país. Em Porto Alegre, uma agenda foi elaborada pela EPTC para conscientizar a população sobre a importância da mudança de comportamento, assim como alertar que cada um é responsável pela segurança de todos.

As atividades incluem ações com a população nas ruas, lives em redes sociais, a volta do projeto Um Dia de Agente e o convênio com a Secretaria Municipal de Educação, inédito na Capital. A EPTC trabalha em três pilares principais: educação, engenharia e fiscalização. Todas com o mesmo objetivo: salvar mais vidas.

O diretor-presidente da empresa, Paulo Ramires, considera a Semana Nacional do Trânsito um dos mais importantes períodos do ano. “É dedicado à conscientização e a ações que alertem a população sobre os principais riscos de acidente. As atividades buscam uma mudança de comportamento. Lembra que, no trânsito, todos devem cuidar de todos e assim conviver com mais harmonia e menos violência”, explica Ramires.

A programação

– 21/09, às 14h, local a definir: Blitz Educativa com Motociclistas. Durante a ação, com caráter preventivo e educativo, condutores são abordados e orientados sobre índices de sinistros de trânsito e as normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para assim evitar mais vidas perdidas no trânsito. As blitze educativas ocorrem regularmente, ao menos duas vezes por mês, sem aviso prévio, para conscientização para uma circulação com menos riscos e de mais respeito entre as pessoas.

– 22/09, das 9h30 às 12h, IV Seminário Nacional de Trânsito. O Seminário Nacional de Trânsito é uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Trânsito da Ufrgs (Nuitran) com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Municipal de Saúde, com o Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o Programa Vida no Trânsito e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).

– 23/09, às 11h, Live no Instagram @eptc_poa, Segurança Viária e a Importância do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para marcar os 24 anos do CTB, especialistas comentam sobre a história, mudança e importância do principal regramento para o trânsito no Brasil. Avanços, evoluções e resultados.

– 23/09, Dia Nacional do Agente de Trânsito.Para parabenizar o trabalho dos agentes de trânsito da EPTC, a data vai marcar a volta do Projeto Um Dia de Agente. Criado em 2017, através do programa permanente de educação para o trânsito, o projeto Um Dia de Agente da EPTC tem a missão de aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito e da mobilidade urbana. O projeto já teve a participação de 341 pessoas, entre a população em geral, líderes comunitários, políticos, jornalistas, técnicos em mobilidade, artistas e condutores de diversos modais.

– 24/09, às 10h, local a definir, Blitz Educativa com veículos. O Radar Móvel registra a velocidade e a seguir os condutores são abordados, parabenizados por andarem dentro do limite da via.

– 25/09, Apresentação da Escola Pública de Mobilidade e Nova Plataforma de Cursos EAD.A Escola Pública de Mobilidade da EPTC possui seis cursos gratuitos na plataforma de educação à distância (EAD) e, desde 2017, já capacitou mais de 6 mil alunos: Motociclista Consciente, Direção Defensiva, Pedalando com Segurança, Pedalando com Segurança – PRO, Multiplicadores de Educação para o Trânsito, Professores Multiplicadores de Educação para o Trânsito.