Todos os caminhos levaram à Usina de Gasômetro. A frase é antiga e superlativa, mas foi a impressão que ficou para quem saiu de casa para apreciar a orla do Guaíba, neste domingo. Como ocorreu em outros finais de semana com céu azul, poucas nuvens e sol ameno – a temperatura girou em torno dois 26°C –, um número de massivo de pessoas não utilizava máscaras, ainda que a pandemia não tenha terminado.
“Acho que é por causa da vacinação, mas o pessoal deve continuar atento. Não é porque diminuem as mortes que podemos baixar a guarda”, opinou a professora Cleide Nunes, 45 anos, que observava as filhas patinarem. Caminhadas, corridas, pedaladas e manobras de skate completavam o cenário dos praticantes de esportes que costumam frequentar o espaço não somente aos domingos.
Em cada lado da ciclovias, comerciantes dispunham das mais variadas opções gastronômicas, doces e salgadas, geladas ou assadas na hora. “Em vez de fazer churrasco em casa, preferimos aproveitar o dia fora. Curtimos o pôr do sol e ainda gastamos menos”, conta o motorista de ônibus Alfredo Zanauer, 36 anos, que saiu de Alvorada com a família na sua folga.
Leia mais no Correio do Povo