Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Racismo: 45% das agências de empregos na França aceitam pedidos por trabalhadores "de tipo europeu"; RFI

Detalhes Notícia
Trabalhadodes estrangeiros em uma construção de um hotel na cidade de Andermatt na Suiça. 16 de abril de 2013. Reuters /Arnd Wiegmann

De acordo com informações da rádio France Inter desta sexta-feira (8), quase metade das agências de trabalho temporário no setor da construção civil entrevistadas pela associação SOS Racismo na França concordam em discriminar os trabalhadores estrangeiros ou de “tipo não europeu”.

Uma nova pesquisa efetuada pela associação SOS Racismo revela que 45% das agências de trabalho temporário, todas do setor da construção, concordam em discriminar os trabalhadores estrangeiros ou “do tipo não europeu”, revelou nesta sexta-feira (8) a rádio France Inter.

A pesquisa telefônica foi realizado em maio de 2021, com 70 agências de trabalho temporário na região parisiense. Elas representam € 19 bilhões em faturamento.

Todas as ligações foram feitas em menos de uma semana, para evitar suspeitas. A cada vez, o mesmo cenário: um dos integrantes da equipe de testes se faz passar por um auxiliar de uma construtora fictícia e afirma ter recebido instruções de seu chefe. Pede para recrutar apenas trabalhadores do “tipo europeu”.

Leia mais em RFI