Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Cultura: Nina Nicolaiewsky  lança single 'Nem tudo' nesta sexta, dia 05 de novembro

Detalhes Notícia
Nina Nicolaiewsky Foto: James Manjo

 

 

 

“Nem tudo” é o novo single de Nina Nicolaiewsky que tem lançamento marcado para sexta, dia 05 de novembro, nas plataformas digitais da artista. Ainda que fisicamente distante do Brasil, está em Valência, na Espanha. Nina apresenta ao público seguidor a primeira música que é parte de um EP, que chega ainda neste mês de novembro (previsão 12/11). Ela é cantora, compositora e educadora musical formada em Música Popular na UFRGS. Há um ano, concluiu o Master em Performance Contemporânea na Berklee College of Music, em Valência, na Espanha, onde foi contemplada com bolsa de estudos. A artista já participou de diversos grupos no meio da arte como UPA e Enxame, e foi convidada pelo TEDxLaçador, em 2017. O primeiro videoclipe e single “Esquina”, lançado em 2020, foi premiado em vários festivais internacionais no Canadá, Reino Unido e Brasil.

 A composição da música teve início na capital gaúcha, durante a residência artística de Nina, no projeto Concha financiado pela Natura, que reuniu 15 compositoras de Porto Alegre, em 2019. Ao longo da residência, Nina conheceu a artista Rita Zart e de cara as duas se conectaram pela música. Foi em meio aos laços da amizade inicial, que Nina resolveu apresentar para Rita a melodia e um primeiro verso de “Nem tudo”.

Capa Single “Nem tudo”, Nina Nicolaiewsky

A letra surgiu de um exercício de escrita de microcontos com outras pessoas que foram convidadas a escrever, além da própria Nina e da Rita. Ao final de uma coleção de microcontosNina Nicolaiewsky pegou todos eles e os transformou em letra. Surge, desta forma, “Nem tudo”. Nina relembra que depois deste primeiro processo, mandou para Rita Zart o que tinha. E ela devolveu com o segundo verso. Quando leu o todo, a artista ainda sentia que a letra poderia ter algo mais. “Na minha cabeça e no meu coração, a música ainda não estava clara de como iria funcionar tanto na estrutura quanto na forma depois de tantas intervenções. Toda esta trajetória parece rápida, no entanto, foi um processo”, comenta a cantora. Só após chegar na Espanha em meados de agosto de 2020, e se estabelecer para assistir às aulas no Master em Performance Contemporânea na Berklee College of Music, em Valência, que Nina resolveu retomar a música e encarar a finalização com a ideia de refazer o refrão. “Tirei uma parte que existia e fiz este refrão. Penso que foi uma boa costura, no final”, expressa a artista.

“Agora entendo que a letra vem muito deste lugar que é meu e da Rita. De uma forma de escrever muito próxima e de um olhar que é nosso. Acredito que a Rita Zart e eu nos encontramos em vários aspectos tanto musicalmente quanto de existência. Temos muitas coisas em comum, muitas atitudes e posturas similares, além de uma introspecção que é característica de cada uma. A Rita perdeu a mãe nova. Eu perdi meu pai. Nós, enquanto compositoras, acabamos nos sintonizando com algumas dores e descobrimos pontos que são comuns para ambas. Entendi, depois de ver a música pronta que nós curtimos escrever juntas porque nos conectamos em essência. A gente escreveu a música juntas. Isso foi, nem tudo”, reflete Nina Nicolaiewsky.

Antes de sair, clicar e ouvir, vale dizer que o processo de gravação do single e do EP, que chega em breve (previsão 12/11), tiveram várias reflexões da compositora sobre gravar música brasileira fora do Brasil. E como fazer isso acontecer e explicar o que é a música brasileira para não brasileiros? Nina analisa que hoje, depois de um ano e meio de pandemia, entende muito mais a música brasileira. Ao lidar com os contrastes de pensamentos, do fazer música quando há a necessidade de usar as palavras de outro jeito, que não na forma como estamos acostumados a usar. É neste momento que se reconhece muito mais a nossa essência. É um processo, no mínimo, curioso.

 

Lançamento do single “Nem tudo”

Quando: sexta, dia 05 de novembro, em todas as plataformas digitais

Nem tudo – Ficha Técnica

Composição: Nina Nicolaiewsky e Rita Zart

Arranjo: Nina Nicolaiewsky

Produção musical: Melanie Frade

Voz: Nina Nicolaiewsky

Baixo e vibrafone: Brandon Atwell

Bateria: Pedrinho Augusto

Trombone: Sam Rowley

Engenharia de Som: Paige Shephard

Mixagem: Pedro Coda

Masterização: Olimpio Machado

Arte: Mariana Sartori

Gravado no estúdio da Berklee College of Music em Valência, Espanha.

Plataformas Digitais Nina Nicolaiewsky

https://linktr.ee/ninanicolaiewsky

Instagram: https://www.instagram.com/ninanicolaiewsky/

Facebook: https://www.facebook.com/ninanicolaiewsky

Spotify: https://spoti.fi/3vRqiJr

Bandcamp: https://ninanicolaiewsky.bandcamp.com/releases

YouTube: https://www.youtube.com/ninanicolaiewsky

Site: https://www.ninanicolaiewsky.com/