Porto Alegre, quarta, 29 de junho de 2022
img

Porto Alegre: Cemitérios municipais têm horário especial no Dia de Finados

Detalhes Notícia
Atualização do cadastro poderá ser feita no cemitério São João. Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA

 

 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) informa que os cemitérios municipais funcionam com horários especiais na terça-feira, 2, Dia de Finados. O Cemitério São João (rua Ari Marinho, 297) estará aberto das 8h às 18h, enquanto os cemitérios Tristeza (rua Liberal, 19) e Belém Velho (rua Nossa Senhora do Rosário, 5.205) funcionam das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A missa de Finados ocorrerá às 10h, no cemitério São João.

Nos demais dias, os horários de funcionamento permanecem inalterados, das 8h às 17h. O uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento entre os visitantes. Os funcionários também vão usar equipamentos de proteção individual.

Em preparação à data, foram intensificados os serviços de manutenção nos locais. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) iniciou na sexta-feira, 22, serviços de roçada e podas. Os trabalhos estão sendo realizados também pela Cootravipa e incluem limpeza e pintura do meio-fio das calçadas e muros.

Recadastramento – Conforme o disposto no decreto 12.330, todos os titulares de jazigos arrendados ou perpétuos, localizados nos cemitérios municipais São João, Belém Velho e Tristeza devem atualizar as informações de cadastro, no qual constam dados como nome completo e endereço. O recadastramento é obrigatório e garante o direito legal de utilização do espaço no cemitério. O recadastramento deve ser feito pelo site da prefeitura ou pelo QR code disponível nos totens instalados nos cemitérios. Também está disponível o e-mail cemiterios@portoalegre.rs.gov.br

Cemitérios Municipais – O setor de Necrópoles da Smamus é o responsável por gerenciar os cemitérios municipais São João, Tristeza e Belém Velho. O Cemitério Municipal São João iniciou suas atividades em agosto de 1936, antes mesmo da criação da Smamus. Ocupando uma área de 9,5 hectares, é considerado o maior cemitério de Porto Alegre. Localizado na rua Ari Marinho, bairro Higienópolis, conta com cerca de 12.600 jazigos, entre perpétuos e arrendados. No local é possível visitar a sepultura do cantor Giba Giba e de outros artistas, em uma concessão entre o cemitério e a Casa dos Artistas.

Em 1976, o Cemitério Municipal Tristeza foi incorporado à secretaria, após a criação da pasta. Com cerca de 600 jazigos, em sua maioria perpetuados, é o menor cemitério municipal e está anexado ao cemitério da Brigada Militar, na rua Liberal , bairro Tristeza. O cemitério Belém Velho foi assumido como cemitério municipal em 1992. Possui dois hectares e cerca de 1.026 jazigos, não tendo capacidade para a construção de novos. Localiza-se na rua Nossa Senhora do Rosário, bairro Belém Velho.