Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Derrota histórica da esquerda tira de Fernández controle do Congresso argentino; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Resultado repete as primárias de setembro, quando coalizão de centro-direita Juntos por el Cambio venceu partido governante Frente de Todos. Argentinos se preparam para votar em eleições legislativas argentinas; resultados indicam derrota do partido governista Foto: Alejandro Pagni/AFP

 

 

Os argentinos votaram neste domingo, 14, em eleições parlamentares de meio de mandato cruciais para o governo peronista de centro-esquerda de Alberto Fernández, de 62 anos. Com mais de 99% dos votos apurados, os resultados indicam a perda da maioria no Senado, o que obriga a vice-presidente Cristina Kirchner, que comanda a Casa, a negociar com a oposição pelos próximos dois anos.

De acordo com o jornal La Nación, as províncias de La Pampa e Chubut eram as duas em que o governo depositavam maior esperança de reverter a derrota nas prévias de setembro, que funcionam como uma eleição simulada, já que o voto é obrigatório. Em ambas as províncias, a oposição confirmou vitória.

O peronismo ainda continua com a maior bancada de senadores, a menos que a oposição passe a votar sem qualquer dissidência. Como maior bancada, Cristina ainda terá o poder de dividir a presidência de comissões legislativas.

Leia mais em O Estado de São Paulo