Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Viajando por meio das histórias contadas por agentes. ABAV lança livro em homenagem aos 60 anos da entidade

Detalhes Notícia
Foto: Kelen Weber/ABAV RS

Após a o lançamento do livro “Turismo é com agente: 60 anos de viagem com a ABAV-RS”, realizado durante a Festuris em Gramado no dia 5 de novembro, os autores das mais de 30 histórias contadas na obra participaram, no dia 11, de uma das mais concorridas sessões de autógrafos na 67ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os mais de 20 cronistas presentes, associados e convidados terminaram a confraternização no Bistrô do MARGS, ao ar livre, em meio aos jacarandás. A festa literária que teve como patrono o poeta Fabrício Carpinejar se encerrou nesta segunda-feira (15), com números e encontros especiais.

Lúcia Hoffmann, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado, conta que a idealização do projeto surgiu por meio de uma associada, Fernanda Morassutti, que ao ouvir sobre os “perrengues” enfrentados pelos agentes nas viagens, sugeriu que se criasse um livro de crônicas a partir dos relatos de cada participante e organizou com a entidade uma oficina ministrada pelo escritor Rubem Penz, em parceria com a Casamundi.

O vice-presidente de Relações Externas, João Augusto Machado, considera favorável a recepção do público em relação ao projeto, principalmente frente a um cenário de pandemia, no qual a retomada do turismo está recém iniciando. Nesse contexto, afirma: “Um livro é sempre bom, fizemos este com uma leitura de fácil acesso, que desperta interesses por meio de histórias de viagens. O que acaba estimulando o turismo, através da curiosidade do leitor pelos destinos relatados”.

A Associação quer ainda lançar uma segunda obra, com o título de “A viagem que você não sabe”, que narrará os bastidores da atividade dos agentes e suas vivências. “O sonho de viajar nunca saiu, nem do consumidor e muito menos do agente de viagem. A pandemia trouxe um momento de introspecção, resiliência e capacitação, nós trabalhamos incansavelmente para mantermos todos em movimento. Sinto que esse projeto fomentou todos os sonhos e demandas reprimidas, além da vontade de participar de toda essa arquitetura da melhor forma”, conclui Lúcia.

Esta é apenas uma das tantas ações e iniciativas que a ABAV RS preparou para a comemoração de seus 60 anos.