Filô, o beija-flor perdido é o 16º livro do jornalista José Luiz Prévidi e sua primeira incursão na literatura infantil. “É uma ideia que tive antes das facilidades da internet, onde as pesquisas sobre qualquer tema era um tormento. Por isso o projeto estava numa gaveta; desde os anos 80, aguardando o momento certo para o desenvolvimento e editá-lo.”, explica Prévidi.
Segundo ele, “Também é muito difícil encontrar um ilustrador que entenda a necessidade de se
fazer um projeto simples, de fácil compreensão para as crianças. E eu tive muita sorte em encontrar o Miguel. Por recomendação do editor Paulo Palombo Pruss procurei Larissa Marins, jornalista e publicitária, especialista em planejamento gráfico. para diagramar e produzir a capa do livro Alfredo Octávio – o maior jornalista do Brasil. Lá pelas tantas ela me contou que seu filho Miguel, então com 7 anos, tinha ilustrado um livro de uma professora. Bingo!! O Miguel Martins Maiocchi vai lustrar o Filô! Foi tudo muito rápido. Fiz alguns ajustes e passei os originais para a Larissa. Ao mesmo tempo entrei em contato com meus amigos da Cia Zaffari, que toparam colaborar na edição. Pronto, chegamos ao final de outubro com o Filô na gráfica.”
O livro pode ser comprado pelo jlprevidi@gmail.com, onde informamos como proceder. Fizemos algumas ações pontuais, como na Casa Menino Jesus de Praga e na Casa de Apoio Madre Ana e Biblioteca Jardim das Letras (crianças que estão na fila a espera de um transplante). E também na Escola de Educação Infantil Casa do Pequenino, do Instituto Espírita Dias da Cruz.
Filô, o beija-flor perdido é todo em papel couchet, colorido, com 24 páginas, formato
20cm X 20 cm. Custa 25 reais.