Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Apoiadores de Erdoğan discutem na Clubhouse como exterminar prisioneiros políticos; Voz da Turquia

Detalhes Notícia
Reprodução: Clubhouse

 

 

Registros de áudio de uma sala de bate-papo em um aplicativo de mídia social Clubhouse revelou uma conversa entre apoiadores do presidente turco Recep Tayyip Erdoğan sobre como exterminar supostos participantes do movimento Hizmet que estão atualmente nas prisões turcas, informou na terça-feira o Stockholm Center for Freedom.

A conversa foi realizada em uma sala chamada “Ser membro da FETÖ [um acrônimo depreciativo usado para se referir ao movimento Hizmet como uma organização terrorista] é viral ou microbiano?” Um usuário identificado como M. Furkan Bodur (@bodurfurkan) é ouvido dizer: “Um dia virá em que as coisas mudarão. [Quando esse dia chegar] acrescentaremos drogas à sua comida como no caso do Kaşif Kozinoğlu, então os enviaremos para fazer esportes ao ar livre”. Ele então diz que os detentos começariam a cair um a um. “O que aconteceu? [as pessoas perguntavam]. Nós não sabemos, na verdade. Eles praticavam muitos esportes e tinham ataques cardíacos”.

Kozinoğlu foi um agente da agência nacional de inteligência da Turquia MİT. Ele foi encontrado morto na prisão em novembro de 2011. De acordo com relatórios da autópsia, ele morreu de doença cardíaca isquêmica crônica. No entanto, tem havido teorias conspiratórias em torno de sua morte. Bodur parece implicar que lhe foi dado um medicamento que fez seu coração falhar.

Outro orador identificado como “Alparslan” responde então: “O que você acabou de dizer é um sonho impossível nas condições atuais, porque há tantos traidores entre nós”.

“Só precisamos de um jovem turco corajoso e valente no refeitório e nada mais”, responde Bodur.

De acordo com uma captura de tela de um perfil do LinkedIn compartilhado pelo acadêmico exilado Emre Uslu, Bodur trabalha como assistente de ensino de segurança cibernética na Universidade da Carolina do Norte em Charlotte.

Leia mais em Voz da Turquia