Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Lula diz que esquerda deve pensar no que ‘deixou de fazer’ para evitar eleição de Bolsonaro

Detalhes Notícia
Lula diz que esquerda deve pensar no que ‘deixou de fazer’ para evitar eleição de Bolsonaro Em evento do partido progressista espanhol Podemos, o ex-presidente disse que vai decidir entre fevereiro e março se será candidato à presidência em 2022. Em evento de partido de esquerda espanhol, Lula diz que deve decidir se será candidato à presidência entre fevereiro e março do póximo ano. Foto: Lula/Twitter Redação, O Estado de S.Paulo 20 de novembro de 2021 | 13h40

 

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, disse que a esquerda deve pensar no que “deixou de fazer” para evitar a eleição de Jair Bolsonaro e o avanço da direita ao redor do globo nos últimos anos. No evento “Construir Futuro”, do partido progressista espanhol Podemos, em Madri, Lula também falou que cogita ser candidato à presidência nas Eleições de 2022, mas que deve tomar essa decisão entre fevereiro e março.

“O que nós (esquerda) deixamos de fazer?”, questionou Lula sobre as eleições de Donald Trump, nos Estados Unidos, e Bolsonaro, no Brasil. “Precisamos pensar para termos certeza de que vale a pena lutar. A única luta que perdemos é a que deixamos de lutar.”

Lula declarou que a “negação da política faz a extrema-direita crescer”, por isso, disse que não é hora da esquerda – principalmente dos mais jovens – desanimar: “O político perfeito está dentro de vocês.”

“Temos de estar atentos ao discurso da direita. Por que essa gente voltou a convencer uma parcela da sociedade?”, disse. Para ele, é preciso analisar a fala dos opositores para entender quais “mentiras” levaram os conservadores ao poder.

Leia mais em O Estado de São Paulo